Jornal das Crenças Milenares
   Nosso jornal.

          Este jornal é o resultado de uma pesquisa na Internet, estamos estudando Crenças milenares e aqui publicaremos nossa pesquisa.

Nesta página, ao lado você encontra um pequeno menu de opções, e assim pode escolher visualizar cada uma das crenças separadamente, ou todas as categorias.

 Professora Ida Bernardes

Professora Eliana Gastaldi.    

               

Escrito por 6ªs aéries às 15h25
[] [envie esta mensagem]


 
  

O Xamanismo...

O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa  o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior. O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da Humanidade. Sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje. Durante algum tempo as práticas xamânicas encontraram-se adormecidas, mas voltaram a despertar a atenção dos homens modernos, independentes de seu estágio cultural ou do fato de serem, agora,cosmopolitas. O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o lider espiritual, etc. Ele é o explorador da consciência humana. Hoje, numerosos doutores e psicoterapeutas defendem e utilizam as técnicas ancestrais para atingir outras realidades, para a cura efetiva no tratamento de certas desordens do corpo e da alma.

Fernanda Taise Nilsen  Joseane De Souza  6 " F "



Categoria: Xamanismo
Escrito por 6ªs aéries às 14h43
[] [envie esta mensagem]


 
  

JAINISMO

Em sua origem, o Jainismo constituiu, ao lado do Budismo, uma vertente surgida no período das heterodoxias decorrentes da tradição bramânica na Índia. No decorrer de sua existência, a religião separou-se em duas vertentes: a Svetambara, que segue os cânones das escrituras que contêm os sermões e diálogos de Mahavira; e o Digambara, que acredita que os ensinamentos originais foram perdidos, mas a mensagem original é preservada. Os textos sagrados do Jainismo são: os Culika-sutras, que se dirigem à natureza da mente e do conhecimento; os Chedra-sutras, que contêm as regras do ascetismo para os monges jainistas; o Ágama, texto especificamente seguido pela vertente Svetambara, considerando este texto como uma coleção de diálogos do próprio Mahavira. O sistema monástico regido por regras de ascetismo caracteriza a organização jainista. Além do ascetismo, outras regras devem ser seguidas: devoção à "tarefa" por toda a existência, abstenção total de posses pessoais, celibato e recusa do ato sexual, nunca prejudicar quaisquer seres vivos, nunca mentir e nunca roubar.
A origem do Jainismo é remontada à Índia do século VI a. C., cuja fundação foi desencadeada por Vardhamana Mahavira.

(retirado de www.viacapella.com.br/portal/religioes.htm#5)

 

CAROLINA E PRISCILA 6ª"F"

 



Escrito por 6ªs aéries às 14h42
[] [envie esta mensagem]


 
  

o tao è..

Fernanda Taise Nilsen, Joseane De Souza 6 "F"

 Taoísmo-Tao é, ao mesmo tempo, o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Filosoficamente, pode ser interpretado como o Absoluto. O Taoísmo é uma tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, ao Tao.



Categoria: Taoísmo
Escrito por 6ªs aéries às 14h38
[] [envie esta mensagem]


 
   Vardhamana

Milenar religião e filosofia da Índia, o jainismo foi criado no século VI a.C. por Vardhamana, conhecido como Mahavira (Grande Herói).


Por: Igor Marcus Carvalheiro

Escrito por 6ªs aéries às 14h37
[] [envie esta mensagem]


 
   TAOISMO


Introdução

O Taoísmo se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.

A origem da filosofia do Taoísmo é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Erh Li ou Lao Tsé (velho mestre), um contemporâneo de Confuncio, nos anos 550 a.C., segundo o Shih-chi (Relatos dos Historiadores). Apesar de não ser uma religião mundialmente popular, seus ensinos têm influenciado muitas seitas modernas


ALLISON C. F.

VICTOR H. M.



Escrito por 6ªs aéries às 14h37
[] [envie esta mensagem]


 
   o jainismo

Milenar religião e filosofia da Índia, o jainismo foi criado no século VI a.C. por Vardhamana, conhecido como Mahavira (Grande Herói). Segundo alguns, contudo, o jainismo teria surgido dois séculos antes, com Parsvanatha, cujo título honorífico de "vencedor" (jaina ou jina, donde jainismo), também dado a Mahavira, teria sido a origem do nome do sistema. De qualquer forma, coube a Mahavira desenvolver a nova religião. Como Buda, ele pertencia à casta guerreira, na qual o movimento teve origem. Tanto o jainismo como o budismo reagiam contra as concepções existentes sobre a divindade e adotavam posição não-teísta, ensinando também que a libertação (moksha) dependia do esforço de cada um e não dos deuses. Ambos protestavam também contra o regime de castas e os privilégios dos brâmanes. 
Felipe kuhnen da silva;juan  otavio  pereira

Escrito por 6ªs aéries às 14h37
[] [envie esta mensagem]


 
  

Quem Pode Ser Xamã

O xamã

 pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual, etc.
Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.

 

Caroline A. Correia   n:06

Katherine Fock          n:25



Categoria: Xamanismo
Escrito por 6ªs aéries às 14h34
[] [envie esta mensagem]


 
  

Dois princípios supremos, o bem e o mal, caracterizavam o zoroastrismo. Substituído pelo islamismo, o zoroastrismo reduziu-se a grupos de guebros no Irã e de parses na Índia, mas deixou traços nas principais religiões, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.


ALLISON C. FRANCIONI

VICTOR HUGO M.




Escrito por 6ªs aéries às 14h33
[] [envie esta mensagem]


 
  

ZOROATRISMO

Dois princípios supremos, o bem e o mal, caracterizavam o zoroastrismo. Substituído pelo islamismo, o zoroastrismo reduziu-se a grupos de guebros no Irã e de parses na Índia, mas deixou traços nas principais religiões, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.


ALLISON C. FRANCIONI

VICTOR HUGO M.



Categoria: Zoroastrismo
Escrito por 6ªs aéries às 14h30
[] [envie esta mensagem]


 
  

O que è Xintoismo è...

 Fernanda Taise Nilsen,  Joseane De Souza  6 "F

 

Xintoísmo-Conjunto de crenças e práticas expressas em manifestações sociais e atitudes individuais, o xintoísmo preservou seu espírito ao longo dos tempos embora não tenha fundador, escrituras sagradas oficiais ou dogmas.
Xintoísmo é a religião nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista. De origem chinesa, o termo xinto significa "caminho dos deuses". O xintoísmo reconhece um poder sagrado cuja natureza não pode ser explicada em palavras, o kami, e que se acha difundido na natureza sob a forma do Sol (Amaterasu), da Lua (Tsukiyomi), da tempestade (Susanoo) e muitas outras. Os espíritos dos antepassados também são considerados deuses tutelares da família ou do país, motivo pelo qual os ritos fúnebres possuem grande relevo.



Categoria: Xintoísmo
Escrito por 6ªs aéries às 14h29
[] [envie esta mensagem]


 
   XINTOISMO

XINTOISMO
Conjunto de crenças e práticas expressas em manifestações sociais e atitudes individuais, o xintoísmo preservou seu espírito ao longo
dos tempos embora não tenha fundador, escrituras sagradas oficiais ou dogmas.
Xintoísmo é a religião nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista. De origem chinesa, o termo xinto significa "caminho dos deuses". O xintoísmo reconhece um poder sagrado cuja natureza não pode ser explicada em palavras, o kami, e que se acha difundido na natureza sob a forma do Sol (Amaterasu), da Lua
(Tsukiyomi), da tempestade (Susanoo) e muitas outras. Os espíritos dos antepassados também são considerados deuses tutelares da família ou do país, motivo pelo qual os ritos fúnebres possuem grande relevo.

Retirado de www.cacp.org.br/xintoismo.htm

PRISCILA CAROLINA



Escrito por 6ªs aéries às 14h29
[] [envie esta mensagem]


 
  

 O Taoismo teve início no século II. É uma das religiões indígenas, e sua ideologia deriva de antigas tradições, incluindo Huang-Lao, uma tradição cultural batizada depois de Hunag Di, O Imperador Amarelo, e Lao Tzu, e seguida por seus fiéis durante a dinastia Han do oeste (206 a.C. - 24 d.C.). Durante as dinastias Tang (618 - 907) e Song (960-1279), devido ao apoio de seus imperadores, o Taoismo entrou em um período de pleno desenvolvimento e se converteu em uma importante religião na China, somente menor que o Budismo. Lao Tzu, o fundador da escola de Taoismo, no começo da dinastia Qin, é venerado como seu fundador, e a idéia do Caminho (Dao), que se preconiza no livro "O Caminho da Energia

 



Escrito por 6ªs aéries às 17h11
[] [envie esta mensagem]


 
  

FUNDADOR

O FUNDADOR DO TAOÍSMO É LAO TSE.



Categoria: Taoísmo
Escrito por 6ªs aéries às 17h08
[] [envie esta mensagem]


 
  

CONTRADIÇÃO DUALISTA

 

 

 

                                ZOROASTRISMO

 

 

    É UM ANTIGO SISTEMA RELIGIOSO-FILOSÓFICO QUE REPOUSA NO POSTULADO BÁSICO DE UMA CONTRADIÇÃO DUALISTA,A DO BEM E A DO MAL.

    REDUZIU-SE A GRUPOS DE GUEBROS NO IRÃ E DE PARSES DA ÍNDIA.
ENAIRA AMANDA  



Categoria: Zoroastrismo
Escrito por 6ªs aéries às 17h05
[] [envie esta mensagem]


 
   Jainismo

 Jainismo

 

 

O jainismo foi originalmente -- como o budismo, seu contemporâneo -- um movimento de reforma dentro do hinduísmo. Tomou depois forma como religião independente e existe até os dias de hoje, com mais de dois milhões de adeptos na Índia.  
      Alunas:Jannainae
Jacqueline 6ªF

 



Escrito por 6ªs aéries às 14h42
[] [envie esta mensagem]


 
  

xintoismo

Xintoísmo é a religião nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista.


Willian   Fernando

6f.



Categoria: Xintoísmo
Escrito por 6ªs aéries às 14h39
[] [envie esta mensagem]


 
   O QUE É XAMANISMO?

O que é xamanismo?

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.


ALUNOS:Allison C. Francioni/Victor H. Moreira



Escrito por 6ªs aéries às 14h34
[] [envie esta mensagem]


 
  

origem do xamanismo

Sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, Pode–se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver., foram sendo passadas até os dias de hoje.

 

 

 

ALUNAS:VANESSA

Natali6 F



Categoria: Xamanismo
Escrito por 6ªs aéries às 14h42
[] [envie esta mensagem]


 
  

Zoroastrismo e Saúde

Mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em consequência ao hábito de fumar, superando assim o número de mortes por Aids, acidentes de trânsito e crimes, em conjunto. A tragédia do vício de fumar provoca a morte de 3.500.000 pessoas por ano no mundo. A Organização Mundial de Saúde prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano.


Alunas: Jannaina A. Vicente.    6ªF

           Jacqueline C. Vicente.



Categoria: Zoroastrismo
Escrito por 6ªs aéries às 14h40
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 16/09/2005 a 30/09/2005
 01/09/2005 a 15/09/2005
 16/08/2005 a 31/08/2005


CATEGORIAS
Todas as mensagens
 Xamanismo
 Xintoísmo
 Zoroastrismo
 Jainismo
 Taoísmo



OUTROS SITES
 Site da Escola João Costa
 Blogs do João Costa
 UOL - O melhor conteúdo


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!